terça-feira, outubro 13

Você sabia que quem deve realizar o cálculo de suas férias é você?

Caso você não saiba como calcular suas férias, não se preocupe, pois neste artigo iremos resolver essa questão

Como que funciona o cálculo de férias?

As férias, podem ser consideradas o momento mais esperado por todos os funcionários de uma empresa, pois é aquele momento em que você tem finalmente um descanso de sua rotina no trabalho.

Todo e qualquer funcionário de uma empresa, apresenta a possibilidade de tirar férias, assim que forem trabalhados o total de 12 meses

Porém as pessoas continuam a apresentar dúvidas sobre o cálculo de férias.

Onde o cálculo que deve ser feito do valor das férias?

Deve ser realizado levando- se em conta a remuneração que o trabalhador apresentou no mês anterior que foi trabalhado.

Funcionando da seguinte forma:

O valor da remuneração, acrescido de 1/3 constitucionalmente definido, deduzidos os valores que correspondem ao INSS e também ao IRRF.

Uma coisa que vale ser lembrada é que é lícita a concessão das férias em dois períodos, da mesma forma que acontece a famosa venda de 10(1/3) dias de suas férias.

Também pode ser importante se lembrar, que você pode realizar a venda de suas férias de forma adiantada, onde a única coisa que deve ser feita, é que as duas partes (a empresa e o empregado) entre em um acordo bom para ambas.

Segundo a CLT, aquelas pessoas que apresentam carteira assinada apresentam o direito de tirar cerca de 30 dias de férias, após concluir 12 meses de trabalho em uma só empresa.

Onde, caso não seja possível com que você tire essas férias dentro desse mesmo período, a empresa deve liberar o seu funcionário para suas férias dentro de 11 meses seguintes, ou terá que pagar ao mesmo, o dobro do valor que a sua remuneração apresenta.

Fórmula cálculo de férias

Valor base = (Salário bruto) / 30 x Dias de férias usufruídas

Por exemplo, se seu salário bruto é de R$ 2400,00 e vai tirar apenas 20 dias de férias, a conta é a seguinte:

Valor base = (2400 / 30) x 20 = R$ 1600,00

Saiba como calcular seu salário liquido

Prazo de pagamento de férias

De acordo com a legislação, as férias devem ser pagas em torno de dois dias antes do início desse mesmo período fora da empresa.

Onde o funcionário, deve realizar a sua assinatura na quitação do pagamento, documento em que pode ser encontrado tanto a data de início, quanto a data de término das férias do empregado em questão.

Prazo de requerimento de férias

O funcionário que desejar converter um terço das suas férias em abono, deverá realizar um requerimento ao seu empregador, em até 15 dias antes que ocorra o término de seu período aquisitivo.

Onde quando o requerimento for ocorrido, o empregador apresenta duas opções, que se baseiam em aceitar ou não o mesmo.

Descontos e vencimentos de férias

Uma coisa que deve ser realizada é que além do salário base, pode ser necessário que o empregador saiba quanto tempo de trabalho o funcionário tem.

Desde as suas últimas férias, para que assim, ele possa saber o momento certo para seus funcionários possam tirar férias novamente.

Caso esse período seja equivalente a 12 meses, ele receberá o valor integral de suas férias, com um acréscimo de 1/3 de abono.

Se o período for inferior, ele receberá proporcionalmente, ou seja, 1/12 por mês trabalhado.

Sem contar com o fato de que no pagamento são descontados as contribuições que são do INSS e também que são do Imposto de Renda.

Esperamos que agora esteja tudo claro sobre o cálculo de férias

Share.

About Author

Comments are closed.