terça-feira, outubro 13

Conhecida como CDN federal, a Certidão Negativa de Débitos é um documento que serve para dar garantias a uma pessoa, física e jurídica, que não apresenta e possui débitos ou pendências.

Em outras palavras, a Certidão Negativa, pode também ser usada por milhares de empresas, de forma informa-las, se apresentam ou não boas condições financeiras, para que assim um negócio possa ser feito.

Em relação a veracidade dos dados que são apresentados, esse documento é solicitado em milhares de casos de licitação, empréstimos, cadastros ou também em homologações.

Continue connosco neste artigo, iremos detalhar mais sobre as principais questões sobre certidão negativa

Para que a CDN serve?

Da mesma forma que mencionamos na introdução, a CDN pode ser solicitada em diversos tipos de processos como os seguintes:

  • Licitações
  • Homologações
  • Empréstimos
  • Cadastros

Existem muitas pessoas que acreditam que isso, se trata apenas de mais uma burocracia do país, mas podemos analisar de outra forma

Para o estado e para milhares de empresários, as garantias que esse mesmo documento apresenta e oferece, podem ser consideradas de extrema importância e também podem ser muito fundamentais.

Mesmo que a requisição desse mesmo tipo de documento não seja de uma certa forma obrigatória, o fato de que os investidores podem ter o mesmo, sempre que precisarem, faz com que estes apresentem uma maior confiança.

Não somente em investidores, mas também compradores, construtoras e também de certa forma cria uma maior confiança em instituições financeiras.

Onde, é de extrema importância estar lembrando o fato de que, da mesma forma que qualquer ouro documento que é comprobatório, a Certidão Negativa possui uma validade

Portanto é por esse mesmo motivo, que a solicitação e emissão da mesma deve ser feita de forma periódica, para que assim possa se saber se uma empresa apresenta ou não pendências.

Como emitir a Certidão Negativa?

Para que você possa obter a certidão negativa não é mais preciso com que você enfrente filas em prefeituras, receita estadual ou até mesmo federal.

Com a informatização dos órgãos públicos, ficou de certa forma muito mais fácil ter acesso às certidões negativas de pessoas tanto físicas, quanto as pessoas jurídicas.

Contudo, é recomendado que quando precisar realizar a solicitação do documento, consulte se o órgão emite a certidão de forma online

De forma a não ter imprevistos e que assim, você possa realizar a emissão diretamente da sua residência.

Como por exemplo, a Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da Uniãoambas podem ser emitidas de forma junta e no site oficial da Receita Federal.

Para que isso possa ser feito, basta você informar o número de seu CNPJ e em segundos terá a certidão detalhada à sua disposição.

Quais são os documentos necessários para emitir a CDN?

De forma geral, tanto para as pessoas físicas, quanto para as pessoas jurídicas, são exigidos com que seja comprovado alguns dados pessoais em forma de documentos.

Mas o que muitos não sabem, é que esses mesmos documentos, podem sofrer alterações de acordo com o tipo de pessoa (jurídica ou física), portanto veja a seguir quais são documentos exigidos em ambas as opções e categorias:

Pessoas físicas:

  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Data de nascimento;
  • Informações de filiação;

Pessoas jurídicas:

  • CNPJ;
  • Razão social;
  • Dados que correspondem ao responsável por via da Receita Federal;
Share.

About Author

Comments are closed.