segunda-feira, outubro 12

Por que quando ouvimos esta palavra nos investimentos ficamos tão assustados? Afinal o que realmente é o circuit breaker?

Iremos explicar em partes partes exatamente o que é circuit breaker e como você deve reagir nesta situação:

O que é Circuit Breaker?

Circuit breaker (interruptor no português), nada mais é do que uma suspensão nas negociações da bolsa de valores.

Por que o circuit breaker é acionado?

Ele é acionado para que os investidores possam dar uma “respirada” e não cometer erros no momento em que a bolsa está em pânico.

Quais são as regras do?

O primeiro circuit breaker é acionado quando a bolsa sofre queda de 10% em relação ao ultimo fechamento e só retomam as negociações após 30 minutos.

Se a bolsa continuar a cair e atingir 15% de queda em relação ao ultimo fechamento é acionada a segunda parada nas negociações, esta com 1 hora de duração.

Se as duas primeiras paralisações não forem suficientes para conter o mercado, e a desvalorização do Ibovespa chegar a 20%, o circuit breaker é ativado novamente, mas, neste caso, só a B3 poderá definir quando as negociações serão retomadas.

Importante lembrar que o circuit breaker nunca é ativado na última meia hora do pregão. 

Qual o histórico na Bovespa

1997: por conta de uma queda acentuada na bolsa de Hong Kong no mês de outubro.

1998: em 98, foi a vez da Rússia enfrentar uma crise econômica. Com a economia em crescente globalização, a Bolsa de Valores de São Paulo enfrentou fortes quedas.

1999: houve circuit break nos dias 13 e 14 de janeiro por conta de uma mudança no regime cambial.

2008: Neste ano, o mundo sofreu os efeitos da crise dos subprimes, desencadeada nos Estados Unidos.

2017: O circuit breaker foi acionado novamente apenas em 2017, após a divulgação do áudio da conversa entre Joesley Batista, dono da JBS, e o então presidente Michel Temer, gravada pelo empresário.

2020: Por conta do acordo entre a Rússia e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e também quando a OMS declarou a pandemia do coronavirus.

Como reagir no momento de queda.

Como diz o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”, agir emocionalmente também é inimiga do seu sucesso, por isso nesse momento não entre no efeito manada, haja racionalmente.

Estude, busque notícias e aproveite para adquirir novas ações pois no momento de circuit breaker é como uma black Friday os preços caem bastante.

O que vem depois?

A economia sempre estará em ritmo de crescimento, então mesmo com grandes quedas o que vem depois é a curva positiva, fique tranquilo e continue com seus investimentos.

Share.

About Author

Comments are closed.