quarta-feira, outubro 14

Neste artigos ensinaremos como abrir um negocio em 5 passos

Se você sempre sonhou ou teve vontade em abrir um negócio mas nunca soube o processo, neste artigo iremos ensina-lo a como abrir um negocio

1º passo é listar todas as suas habilidades e escolher as melhores

Todo mundo tem muitas habilidades,  então liste todas e use a metodologia PMA ( paixão,  mercado e aptidão)

Liste suas habilidades e através do método analise sua paixão pela habilidade, se há mercado para que você possa colocar em prática e a aptidão ex:

Caso tenha aptidão por números e finanças, hoje no Brasil o mercado financeiro é muito aquecido, tem muitas possibilidades de nos darmos bem.


2º passo: Começar sendo operacional ao abrir o negócio

Hoje é muito difícil alguém que começa abre um negócio do nada sem experiência alguma e obtém sucesso.

O ponto aqui é o seguinte:

Quando temos a ideia de empreender,  já queremos criar nossa empresa do zero e tocar, principalmente se nós tivermos uma ideia que julgamos espetacular.

Por exemplo, digamos que você queira montar uma franquia de Burguer King, você tem dinheiro e quer começar.

Porque começar assim do nada, sendo que você pode trabalhar numa franquia por dois ou três meses e assim terceirizar o seu risco?

Porque o risco que você tem não é quebrar, é apenas ser mandado embora e você continua com seu dinheiro e adquiriu sabedoria sobre o negócio.

Assim você consegue entender melhor sobre o operacional, os custos e a força do lucro sobre abrir um negócio do zero com uma ideia nova, porém por meio do empreendimento de outra pessoa,  como também nos casos que você quer criar uma franquia com um modelo que já deu certo.

Com isso se torna um executivo, mas o que é ser um executivo?

Você vai pegar aquele operacional que aprendeu e padronizar ele de forma que você possa contratar alguém que venha a empenhar esta função.

Visto que anteriormente você que era o operacional, agora você terá mais tempo para contratar executivos que seguirão um direcionamento estratégico do seu próprio negócio.

Inclusive quando você começa como operacional você pode aproveitar para juntar dinheiro para o abrir seu negócio, devido a você trabalhar nalgum lugar você ganha renda.

Mas quando você ganha renda você não está ganhando dinheiro apenas, não confunda renda com salário e dinheiro!

A renda é igual dinheiro + conhecimento e o conhecimento é o ativo mais valioso depois do tempo, porque o conhecimento permite você ter algo no qual possa produzir riqueza no futuro.


3º passo: Buscar o MVP (Minimiun Viable Product) para o seu negócio

Antes de entrar de cabeça,  crie um produto com o menor custo que você conseguir e sinta a performance dele, estude e veja os resultados.

Isso é importante porque, como dono do próprio negócio, sempre terá acesso a informações, informações que você pode não ter pego enquanto estava na experiência.

Tal como conseguir testar a sua própria performance como executivo.

É aquela coisa, ao invés de pular com tudo na piscina, entrar com o pé aos poucos. Mesmo quando você sabe nadar, isso faz bastante diferença e te ajuda a não cometer erros.

Não fique no MVP, tem empreendedor que fica preso e esquece de fazer CAPEX (Capital Expenditure), ou seja, investir capital para fazer a empresa crescer e no futuro ter acesso a investimentos ainda maiores e melhores.

Por isso use esse processo para acumular mais grana, mas não fique fazendo do lucro um salário.


4º passo: Como eu mencionamos acima é o CAPEX, mas é preciso estuda-lo.

Aqui que você vai tomar a decisão se quer que o seu negócio expanda ou que cresça, ou se quer que seja um passa tempo ou que te gere alguma renda apenas.

O CAPEX é muito importante mas, tem que ser estudado, porque ficamos a pensar:

“Caramba! Preciso crescer e investir dinheiro”, “E se eu tiver dinheiro?”, “Invisto? Pego um dinheiro emprestado?”

Saiba mais o que é capex

Existem muitas dúvidas aqui, o que esquecemos?

Quase todas as empresas da bolsa de valores, têm dívidas,  só que são dividas saudáveis,  o problema aqui não é você ter dívidas o problema é você ter dividas ruins.

Pra que isso faça sentido o ROIC (retorno sobre capital investido) deve que ser maior do que o seu custo de capital.

Se você se enquadra nesse molde, faz sentido você investir no seu negócio!

Uma alternativa é por exemplo dar algum tipo de garantia do seu empréstimo.

Com garantia você reduz a taxa do seu empréstimo e consegue fazer com que a sua empresa consiga ter tempo suficiente para fazer o investimento vingar e ter uma taxa de retorno boa.


5º passo: Não deixar de lado o feedback após abrir seu negócio!

Conforme você crescer, você irá deixar o seu lado operacional de lado e fazer muito mais parte do mundo da estratégia de sua empresa.

Com isso uma coisa que você não pode deixar de ver são os feedbacks de sua empresa, principalmente os negativos.

Não ignore mesmo que seja doloroso. Use-os a seu favor, faça aprimoramentos constantes em sua empresa com base neles, do mesmo modo que os juros compostos te ajudam nos investimentos.

Não importa como você olha pro seu negócio,  o que importa é como as pessoas olham, porque são elas que vão sustentar seus negócios,  seus clientes, seus consumidores.


Agora que você aprendeu algumas dicas valiosas de como abrir um negócio que tal abrir um?

Share.

About Author

Leave A Reply